IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA HOMEOPATIA

Saiba como funciona o trabalho do farmacêutico homeopata

SAIBA COMO FUNCIONA O TRABALHO DO FARMACÊUTICO HOMEOPATA

A homeopatia é uma medicina alternativa que foi criada por Samuel Hahnemann, em 1796. Os medicamentos utilizados dentro dessa medicina são criados a partir de substâncias extraídas da natureza, podendo ter origem mineral, vegetal ou animal.

A busca por medicamentos que causassem menos efeitos colaterais ao organismo, como acontece na medicina alopática — também conhecida como medicina “tradicional” —, fez com que a homeopatia passasse a ser cada vez mais requisitada.

Isso significa que a demanda por profissionais nessa área aumentou muito, sendo requisitados não apenas médicos, mas também farmacêuticos homeopatas.

Se você quer conhecer melhor o trabalho desse profissional, suas atividades, desafios, vantagens e desvantagens, é só acompanhar este post!

O que é um farmacêutico homeopata?

O que é um farmacêutico homeopata?

 

O farmacêutico homeopata é o profissional capaz de produzir medicamentos da medicina homeopática, que podem ser receitados por médicos, dentistas ou veterinários.

Seu papel dentro do tratamento de um organismo é de extrema importância, já que os medicamentos homeopáticos só fazem efeito quando são administrados da maneira correta, priorizando a individualidade de cada paciente.

Além da manipulação, esse profissional também está apto a orientar o paciente quanto ao uso, armazenamento, conservação e todas as questões que envolvem a administração do medicamento, colaborando para um tratamento ainda mais eficaz e, principalmente, seguro.

Onde esse profissional pode trabalhar?

Onde esse profissional pode trabalhar?

 

O farmacêutico homeopata desempenha suas funções dentro das farmácias de manipulação, mas ele também pode realizar outras atividades, como:

  • fazer o controle de qualidade da matéria-prima utilizada na medicação;
  • qualificar os fornecedores e fabricantes escolhidos pela empresa;
  • cuidar da aquisição e do armazenamento dos materiais;
  • orientar o paciente em relação à interação com medicamentos e alimentos;
  • acompanhar a fiscalização sanitária nas visitas;
  • organizar toda a recepção farmacêutica.

Além das farmácias, esse profissional também pode exercer suas funções em indústrias farmacêuticas, implementando boas práticas de fabricação, realizando pesquisas de novos insumos, validando as várias etapas do processo de produção, entre muitas outras atividades.

Com a certificação certa, o farmacêutico homeopata também pode trabalhar em instituições de ensino, gerenciando e lecionando cursos da área.

O que é preciso para ser um farmacêutico homeopata?

O que é preciso para ser um farmacêutico homeopata?

 

Para se tornar um profissional qualificado, é imprescindível se aprofundar em farmacotécnica homeopática, prescrição farmacêutica e controle de qualidade, além de biossegurança e legislação sanitária.

Para isso, é necessário cursar a graduação em Farmácia, que tem uma duração média de 5 anos, e procurar pela especialização em homeopatia. Essa especialização pode ser feita dentro do próprio curso superior, desde que o conteúdo alcance 60 horas de duração.

Além disso, é preciso cumprir estágio obrigatório de 120 horas nas farmácias da instituição, em farmácias conveniadas ou em laboratórios de medicamentos homeopáticos.

Também é possível buscar a especialização em homeopatia fora da graduação, em cursos de aprimoramento profissional, desde que sejam reconhecidos pelo Conselho Federal de Farmácia.

Outros cursos complementares podem ser tão importantes para a profissão quanto a formação de base. Dominar o inglês, por exemplo, é essencial para acessar a literatura publicada em outros países.

Como solicitar a habilitação em homeopatia?

Como solicitar a habilitação em homeopatia?

 

Para ter a habilitação em homeopatia, é preciso fazer uma solicitação no Conselho Regional de Farmácia. Ainda, é necessário apresentar um comprovante de estágio, que pode ser emitido pelo responsável técnico da farmácia ou pela instituição de ensino na qual o curso foi realizado.

Também são exigidos outros itens, como histórico escolar e cópia de documentos pessoais. Por isso, é preciso verificar as condições no Conselho da região em que a habilitação será emitida.

O que a legislação diz sobre o trabalho desse profissional?

O que a legislação diz sobre o trabalho desse profissional?

 

O Conselho Federal de Farmácia é o órgão que representa, regula e fiscaliza os profissionais farmacêuticos, incluindo os especialistas em homeopatia. A Resolução nº 635 de 14/12/2016 é que define quais são as atribuições e também os deveres desse cargo.

Outro documento emitido pelo CFF é a Resolução nº 440 de 22/09/2005, que explica quais são os requisitos necessários a fim de ter autorização para desempenhar a função de farmacêutico homeopata.

A legislação que regula e determina as funções do farmacêutico homeopata é de extrema importância para que o trabalho desse profissional seja reconhecido, já que aumentou também o número de farmacêuticos sem especialização exercendo essa função.

É essencial cumprir com todos os requisitos listados em cada uma das resoluções, pois a eficácia do tratamento e a saúde do paciente dependem totalmente da qualificação do profissional que está por trás do medicamento.

Quais são as vantagens e as desvantagens da profissão?

Quais são as vantagens e as desvantagens da profissão?

 

Como dissemos no início do post, hoje em dia, as pessoas estão em busca de tratamentos mais humanizados, que não sejam tão agressivos e que levem em consideração não só a doença ou os sintomas em si, mas também as outras questões que causam o problema.

Com o avanço da tecnologia e os constantes investimentos em produtos cada vez mais naturais, o farmacêutico homeopata encontra um terreno fértil em que pode atuar não só em farmácias, mas também em indústrias e instituições de ensino. Inclusive, ele pode até mesmo prestar serviços de consultoria especializada.

O salário é outro ponto positivo para os profissionais que escolhem seguir nessa área, variando de R$3.000,00 a R$8.000,00, dependendo do tipo da empresa contratante, da qualificação do profissional e também do seu tempo de atuação no mercado.

A necessidade de se especializar e de sempre buscar novos conhecimentos pode ser vista como uma desvantagem, mas é o que garante os melhores cargos para os profissionais da área. Os maiores desafios podem aparecer no início da carreira, já que esse profissional precisa dominar diversas informações sobre os problemas de saúde e as propriedades de cada fórmula.

Como você pôde conferir neste post, o trabalho de um farmacêutico homeopata é cercado de diversas oportunidades, mas também da necessidade de especialização e de dedicação constante. Portanto, se você se identifica com a medicina natural, com o atendimento humanizado e gosta de explorar novidades sobre o assunto, essa carreira tem tudo para fazer parte da sua vida.


Importância do farmacêutico na homeopatia 

Para falar sobre a atuação do Farmacêutico nesta área, é necessário explicar primeiro o que é a Homeopatia. Ela surgiu a partir das descobertas do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann e consiste em um tipo de especialidade terapêutica alternativa, na qual os medicamentos utilizados são criados a partir de substâncias extraídas da natureza, podendo ter origem mineral, vegetal ou animal.

Princípios da Homeopatia

Cura pela similitude ou Lei dos Semelhantes:

É um dos princípios da Homeopatia e baseia-se em uma lei natural de cura que foi observada por Hipócrates no século V a.C. e que, posteriormente, foi amplamente estudada por Hahnemann. Consiste no fato de que se substâncias que, em doses ponderáveis, tóxicas ou fisiológicas, forem capazes de provocar no indivíduo aparentemente sadio, porém sensível, um conjunto sintomático determinado, podem, igualmente, em outros indivíduos doentes e sensíveis, fazer desaparecer os sintomas semelhantes, se forem utilizadas em doses hipofisiológicas. 

A homeopatia estimula a reação do organismo de forma similar aos sintomas da doença. Segundo o princípio da cura pela similitude ou lei dos semelhantes, se um indivíduo receber um medicamento sem ter uma patologia, ele passará a apresentar sintomas. Mas se receber o mesmo medicamento estando doente, esses sintomas serão anulados.

Doses Infinitesimais:

As substâncias ou matrizes homeopáticas são diluídas em uma escala centesimal progressiva. Assim, é possível obter ótimos resultados, pois, os medicamentos preparados por essa técnica, além de apresentarem uma redução das agravações dos sintomas observados nas doses maciças, adquiriram maior potencial curativo. Esse processo farmacotécnico, é chamado de dinamização, promove curas mais rápidas e suaves.

Experimentação Prévia em Indivíduos Sadios ou Experimentação no Indivíduo São

A homeopatia não faz testes em animais, pois, cada espécie possui uma reação própria, diferente da reação dos seres humanos. Hahnemann iniciou os testes dos medicamentos primeiramente em si mesmo. As drogas foram testadas em dose tóxica,  em dose hipotóxica e em dose dinamizada,um tipo de técnica de diluição em escala centesimal progressiva seguida de agitação.

O criador da Homeopatia surpreendeu-se com os resultados,pois os medicamentos preparados por dinamização além de apresentarem uma redução de agravações dos sintomas observados nas doses altas,adquiriam potencial para promover curas mais rápidas e suaves. 

Foram observados todos os sintomas apresentados no experimentador, fossem eles físicos, funcionais, emocionais ou mentais. As sensações resultantes foram compiladas; a esse conjunto de manifestações apresentadas pelo indivíduo sadio e sensível, durante a experimentação da droga, foi dado o nome de patogenesia. E o conjunto de quadros experimentais devidamente catalogados, ou patogenesias, constitui uma matéria médica homeopática.

Medicamento Único

O quarto e último princípio da homeopatia faz referência à experimentação dos medicamentos.  A técnica estabelecida pelo médico Samuel Hahnemann aponta que, para identificar a patogenesia de cada medicamento, é fundamental que seja estudado de forma isolada. 

Ao analisar uma substância por vez, é possível evitar interferências de outros medicamentos e relacionar os sintomas com os efeitos de forma mais precisa.

Qual a importância do Farmacêutico?

A busca por novas formas de prevenção e tratamentos ligados à medicina alternativa que contenham menos componentes artificiais e mais naturais, aliado a uma mudança do estilo de vida da população, tem feito com que a homeopatia seja uma opção cada vez mais requisitada e com isso, a demanda por profissionais nessa área vem aumentando muito, sendo procurados não apenas médicos, mas também veterinários, odontólogos e farmacêuticos homeopatas.

O profissional farmacêutico homeopata deve ser capaz de produzir medicamentos da medicina homeopática nas diferentes escalas, métodos e formas farmacêuticas, que podem ser receitados por médicos, dentistas ou veterinários. Seu papel dentro do tratamento de um organismo é de extrema importância, já que os medicamentos homeopáticos só fazem efeito quando são administrados da maneira correta, priorizando a individualidade de cada paciente.

Além da manipulação, esse profissional também está apto a orientar o paciente quanto ao uso, armazenamento, conservação, características e princípios da prática homeopática, além de todas as questões que envolvem a administração do medicamento, colaborando para um tratamento ainda mais eficaz e, principalmente, seguro.

O preparo do medicamento homeopático pelo farmacêutico é tão importante quanto à escolha do medicamento pelo médico. A presença do farmacêutico homeopata na farmácia é a garantia do paciente de receber exatamente o medicamento prescrito.

É dever do farmacêutico respeitar as bases e fundamentos da homeopatia, respeitar a padronização dos procedimentos técnicos da dinamização e das substâncias de partida. Ele deve estar apto para elaborar e propor soluções em medicamentos ajustados às necessidades individuais dos pacientes.

Onde Trabalhar?

O farmacêutico homeopata desempenha suas funções dentro das farmácias de manipulação podendo realizar atividades como: controlar a qualidade da matéria-prima utilizada no medicamento; qualificar os fornecedores e fabricantes escolhidos pela empresa; cuidar da aquisição e do armazenamento dos materiais; acompanhar a fiscalização sanitária nas visitas; e organizar toda a recepção farmacêutica.

Além das farmácias, esse profissional também pode exercer suas funções em indústrias farmacêuticas, implementando boas práticas de fabricação, realizando pesquisas de novos insumos, validando as várias etapas do processo de produção, entre muitas outras atividades.

Com a certificação certa, o farmacêutico homeopata também pode trabalhar em instituições de ensino participando e elaborando políticas de formação, capacitação e qualificação de recursos humanos em todos os níveis, nas áreas relacionadas, realizando pesquisas inerentes aos medicamentos homeopáticos, gerenciando e lecionando cursos da área privativa da farmácia homeopática.

O que fazer para ser um Farmacêutico Homeopata?

A prática da homeopatia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como válida e, no Brasil, ela foi reconhecida como especialidade médica em 1980 (pelo Conselho Federal de Medicina) e como especialidade farmacêutica em 1993 (por meio da Resolução nº 232, do Conselho Federal de Farmácia). 

O curso de graduação em farmácia, que tem uma duração média de 5 anos, é imprescindível para profissionais que desejam seguir carreira em farmácia homeopática. É aconselhável que o profissional interessado em ingressar na área busque, ainda na graduação, cursar a disciplina de Homeopatia, com a duração de no mínimo 60 horas e realize estágio obrigatório, de no mínimo 120 horas, em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos, em farmácias que manipulem medicamentos homeopáticos ou laboratórios industriais de medicamentos homeopáticos, conveniados às instituições de ensino.

O profissional deve guardar o termo de compromisso de estágio e solicitar uma declaração de estágio expedida pelo (a) farmacêutico (a) responsável técnico (a) pela farmácia (ou laboratório industrial) onde o estágio foi realizado, na qual conste a carga horária realizada em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos, caso não possua esse documento ele deverá solicitar uma declaração expedida pela Universidade/Curso de Farmácia, na qual conste a carga horária total realizada em Homeopatia.

Esses documentos devem ser arquivados pelo profissional e após a faculdade, quando o mesmo for solicitar a inscrição no conselho regional de farmácia apresentar anexados ao requerimento os seguintes documentos (original e cópia): Histórico escolar e Termo de Compromisso de Estágio (TCE). A comprovação é feita através da anotação da habilitação na carteira de identidade profissional (marrom) de acordo com  a Resolução 576/13 do Conselho Federal de Farmácia.

Outra opção é cursar uma especialização, também conhecida como pós-graduação latu sensu na área de homeopatia. É fundamental escolher cursos oferecidos por instituições de ensino superior já credenciadas ao Ministério da Educação. Para o pleno exercício e ascensão nessa carreira, uma especialização em gestão é um fator de diferenciação deste profissional além de conhecimentos da língua inglesa que é muito importante para acessar a literatura técnica da área .

Fonte:https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/importancia-do-farmaceutico-na-homeopatia


Comentários